Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36809

Compartilhe esta página

Título: A constituição de um ethos dos produtores familiares de feiras agroecológicas de Recife-PE
Autor(es): LEÃO, Éder Lira de Souza
Palavras-chave: Sociologia; Agricultura familiar; Agroecologia; Feiras
Data do documento: 31-Out-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LEÃO, Éder Lira de Souza. A constituição de um ethos dos produtores familiares de feiras agroecológicas de Recife-PE. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Esta tese aborda os agricultores familiares das feiras agroecológicas de Recife, Pernambuco, Brasil. O estudo sociológico analisa o processo de formação de um ethos social desses produtores familiares agroecológicos a partir das trocas comerciais e simbólicas entre produtores e consumidores nas feiras agroecológicas na cidade de Recife-PE. De um modo mais específico o estudo buscou compreender a relação entre a formação do ethos social dos produtores a partir das feiras e as mudanças nas práticas e valores dos produtores na organização da produção e comercialização agroecológica e solidária; também a presença e participação dos consumidores e suas mudanças de hábitos para o aumento da oferta de produtos orgânicos e ampliação dessas feiras nos bairros de Recife; e por fim compreender a importância da implementação das políticas públicas e sociais, bem como a atuação das agências governamentais e instituições sociais na aplicação dessas ações e assessoria aos agricultores familiares, associações e feiras. O estudo se desenvolveu por meio de pesquisa documental, dados secundários e informações obtidas por meio da aplicação de questionários, entrevistas e observações com os agricultores de seis feiras: Espaço Agroecológico das Graças (EAG) na Zona Norte; Espaço Agroecológico de Boa Viagem (EABV) na Zona Sul; Espaço Agroecológico da Várzea (EAV) e Feira de Orgânicos na Ceasa (FOCeasa) na Zona Oeste; Espaço Agroecológico de Santo Amaro (EASA) e Feira de Orgânicos da Prefeitura do Recife (FOPCR) na Zona Leste. Também foram entrevistados atores de organizações sociais e entidades governamentais que atuassem com esses agricultores-feirantes e/ou nas feiras agroecológicas. Conclui-se que os agricultores familiares das feiras agroecológicas de Recife desenvolveram com base em relações de confiança, solidariedades e sociabilidade nesses espaços, um conjunto de práticas e costumes, um ethos.
Descrição: ALBUQUERQUE, Paulo Henrique Novaes Martins de, também é conhecido em citações bibliográficas por: MARTINS, Paulo Henrique
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36809
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Éder Lira de Souza Leão.pdf3,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons